ENERGIA SOLAR

Ilumine esta idéia!

página inicial

O sol é uma fonte praticamente inesgotável de energia, que é despejada diariamente em quantidades enormes sobre a superfície do nosso planeta. Pelo menos pelos próximos milhões de anos não teremos que nos preocupar com o esgotamento desta fonte que nos propicia luz e vida.
O aproveitamento da luz do sol de forma mais direta tem sido feito basicamente por três processos: por geradores eólicos, (aproveitamento da energia dos ventos), por células fotovoltaicas (geração de energia elétrica) e por coletores térmicos planos (aquecimento de água).
O custo da implantação ainda é, hoje, mais elevado do que as fontes tradicionais. Porém seu desenvolvimento tem sido constante, tanto pelo apelo ecológico como uma fonte não poluente, como pela previsão do aumento de sua importância diante do esgotamento gradual das fontes finitas como petróleo e carvão, ou pelo enorme impacto ecológico provocado pela formação dos lagos artificiais necessários para o abastecimento de uma usina hidrelétrica.
Em relação à energia fotovoltaica, já existe em alguns países europeus o sistema de conexão à rede (grid-connected). Se as placas fotovoltaicas geram energia excedente ao consumo do imóvel, esta energia é "vendida" para a rede pública, de forma automática, registrada por relógios que rodam nos dois sentidos. Além de reduzir a conta, economiza-se na geração hidrelétrica, ou seja, água, um dos bens naturais que mais sofre risco de redução de suas reservas na atualidade.
Ao lado, a Casa Solar Eficiente, construída no Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - Cepel, na Ilha do Fundão, utiliza somente a energia solar para funcionamento de seus equipamentos e iluminação. É uma iniciativa de pesquisa e demonstração e que merece uma visita por quem se interessa pelo assunto.
O material básico da célula fotovoltaica é o silício, segundo material mais abundante na crosta terrestre. O processo de produção, porém, é dispendioso e complicado. A partir de lingotes de silício formados em um forno especial, são cortadas fatias de menos de 1mm de espessura, as quais são tratadas quimicamente e depois impressos os filamentos para "coletar" a energia elétrica gerada quando expostas à luz do sol. A durabilidade, no entanto, pode chegar a mais de 20 anos se estiverem bem encapsuladas e não sofrerem impactos externos.
Links indicados
Casa solar eficiente: http://www.cresesb.cepel.br
Censolar (centro espanhol de ensino à distância): http://www.censolar.es
Departamento norte-americano para energia solar: http://www.eere.energy.gov/
Heliodinâmica - fabricante nacional: http://www.heliodinamica.com.br

Energia Solar Fotovoltaica:

http://www.enewtec.com