Nomes que Fizeram História

índice de nomes

Mohr

página inicial

CHRISTIAN OTTO MOHR   (1835 - 1918)


Nascido em 1835, em Holstein, na costa do Mar do Norte, Otto Mohr veio a ser um dos engenheiros civis do século XIX mais condecorados de sua época. No começo de sua carreira, enquanto trabalhava nas estradas de ferro em Hannover e Oldenburg, ele desenhou um dos primeiros tirantes de aço, cujo resultado foi uma peça do mesmo nível das existentes nas melhores pontes da Alemanha. Durante estes anos, Mohr também iniciou seu estudos teóricos sobre mecânica e resistência dos materiais.

Aos 32 anos Mohr se tornou professor, inicialmente na cadeira de mecânica do Instituto Politécnico de Stuttgart e depois no Instituto Politécnico de Dresden. Apesar de uma personalidade um pouco rude, suas aulas eram bem aceitas por seus alunos por serem dadas de maneira simples, clara e consistente. Sendo Mohr um engenheiro ao mesmo tempo teórico e prático, ele tinha completo domínio sobre sua matéria e era sempre capaz de fornecer alguma coisa nova e interessante para atrair a atenção de suas turmas.

Além de um livro de sua autoria, Mohr publicou vários artigos de pesquisa sobre teoria das estruturas e resistência dos materiais. Soluções gráficas para problemas específicos eram um artifício que ele utilizava freqüentemente em seus textos. Assim, partindo de um trabalho anterior de Karl Culmann, em 1882 Mohr expandiu a representação gráfica das tensões sobre um ponto, para três dimensões. Depois, utilizando os seus "círculos de tensões" para os quais seu nome já estava sendo comumente associado, Mohr desenvolveu a primeira teoria de resistência baseada na distribuição de tensões.

Mohr fez numerosas contribuições para a teoria das estruturas, incluindo o diagrama de Williot-Mohr, estudos sobre deflexões de estruturas e o método chamado Maxwell-Mohr para análise de estruturas estaticamente indeterminadas.

Após aposentar-se dos Institutos em que lecionava, Mohr permaneceu em Dresden onde continuou em seus trabalhos científicos até sua morte, em 1918.

índice de nomes

Mohr

página inicial