Nomes que Fizeram História

índice de nomes

Hertz

página inicial

HEINRICH RUDOLPH HERTZ   (1857 - 1894)


Heinrich Rudolf Hertz nasceu em Hamburgo, Alemanha, em 1857. Seu pai foi um destacado advogado e legislador. Na juventude, Hertz gostava de construir instrumentos em uma oficina da família. Após os estudos básicos, Hertz iniciou sua vida acadêmica estudando engenharia na Universidade de Munique. Pouco tempo depois decidiu dedicar-se à física, transferindo-se para a Universidade de Berlim, onde concluiu seu Doutorado com a tese "Indução em esferas rotatórias", em 1880. Nesta universidade, foi assistente de Hermann von Guericke, um dos físicos mais proeminentes da época.

Em 1883 foi contratado como monitor de física teórica, na Universidade de Kiel, e no ano seguinte como professor de física na escola politécnica de Karlsruhe, local onde acabou fazendo sua famosa descoberta das ondas eletromagnéticas.

Os físicos da década de 1880 tentavam obter evidências experimentais destas ondas, cuja existência havia sido prevista teoricamente através de equações matemáticas em 1873, pelo cientista britânico James Clerk Maxwell (1831-1879). Em 1887, Hertz testou a hipótese de Maxwell usando transmissores e receptores desenvolvidos por cientistas da época, adaptando-os às suas idéias. Em seus testes, além de comprovar a teoria das ondas eletromagnéticas, ainda verificou a propriedade destas ondas em reflexão, refração e polarização.

Em 1888 publicou os resultados de seu famoso experimento em um artigo intitulado "On Electromagnetic Waves in Air and their Reflexion", abrindo o caminho para a comunicação sem fio. As ondas descobertas foram chamadas inicialmente de Hertzianas, atualmente conhecidas como ondas de rádio.

Seus experimentos mostraram que as radiações recentemente descobertas comportavam-se como a luz, inclusive fazendo parte do mesmo espectro eletromagnético. Em experimentos subsequentes, Hertz provou que as ondas se propagavam com a mesma velocidade da luz e que possuíam propriedades similares.

Em 1888, Hertz tornou-se Professor Titular em Bonn. Ele modificou o sistemas de equações de Maxwell de uma forma mais compreensível para os físicos comuns e investigou a eletrodinâmica dos corpos em movimento, um primeiro passo na direção da teoria da relatividade. Além desses resultados, Hertz fez inúmeras outras descobertas em campos da Física como mecânica, raios catódicos, descargas gasosas, efeitos de UV em centelhas, efeito fotoelétrico entre outros.

Infelizmente Hertz faleceu muito cedo, com uma infecção sanguínea, aos 37 anos em 1894, deixando muitas pesquisas não concluídas. Contudo, seus experimentos abriram as portas para o rádio, para a TV, para os modernos sistemas de comunicações e para as aplicações de microondas.

Em sua homenagem, a unidade de frequência equivalente a um ciclo por segundo, leva seu nome.
 

índice de nomes

Hertz

página inicial